Um dos assuntos que mais interessa aos usuários do Bolsa Família sem sombra de dúvidas é o pagamento do 13º salário. Este é um ponto que vem sendo cobrado pelos beneficiários há bastante tempo, mas que há muitos meses não é liberado.
Agora, pelo menos uma parte dos usuários do Bolsa Família vai conseguir receber o tão aguardado 13º salário. A liberação será feita no próximo mês de agosto, e deverá contar com o valor de R$ 150 por família.
De acordo com as informações oficiais, o 13º salário do Bolsa Família será liberado apenas para os usuários que residem em Pernambuco. A liberação será feita a partir dos cofres do governo estadual.
De acordo com informações da gestão estadual de Pernambuco, a expectativa é de que algo em torno de 909 mil beneficiários recebam o valor em questão.
Para além de morar em Pernambuco, o usuário precisa também ter recebido o Bolsa Família durante, pelo menos, seis meses no ano de 2023. Esse tempo pode ter sido intercalado ou consecutivo.
Ainda tomando como base as informações do Governo do estado de Pernambuco, não é necessário realizar nenhum tipo de cadastro específico para receber essa parcela adicional. A única exigência é estar em situação de regularidade com o Bolsa Família federal.
Não há mudanças, por exemplo, no sistema de movimentação. O saque do 13º salário poderá ser feito nos mesmos locais onde o beneficiário já está acostumado a receber o seu Bolsa Família regular. São eles:
Se preferir, o cidadão pode movimentar o dinheiro do adicional através do aplicativo do Caixa Tem. Com esta aplicação em mãos, é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer o pix e até mesmo gerar um código para saques em caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Outro ponto que não muda são as datas dos pagamentos do 13º salário. Nesse caso, as liberações deverão acontecer exatamente nos mesmos dias que já estavam programados para os pagamentos regulares do benefício.
Assim, é possível afirmar que o 13º salário será liberado de maneira escalonada nos 10 últimos dias úteis do mês de agosto. O cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família, e consequentemente do 13º salário de Pernambuco, para o próximo mês de agosto:
Para os demais usuários do Bolsa Família que não residem em Pernambuco, não há previsão de pagamento de 13º salário do benefício em agosto, e em nenhum outro mês do ano em 2024.
No Congresso Nacional, existem alguns projetos que pretendem criar um 13º salário para o Bolsa Família. Contudo, o que se sabe é que tais projetos ainda estão em fase de tramitação de fato.
Da parte do governo federal, não existe até aqui nenhuma indicação de que vai ser pago um 13º salário do Bolsa Família do ponto de vista nacional.