Desde 2020, os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão recebendo o 13º salário de forma antecipada. O Governo Federal decidiu realizar os pagamentos antes das datas previstas a fim de apoiar os segurados diante a pandemia da Covid-19.
No entanto, para este ano os planos são outros. Por meio do Decreto 10.410, publicado no dia 30 de junho de 2020, novas datas fixas foram estabelecidas para os pagamentos do 13º salário aos segurados do INSS.
Veja também: Vale-Gás NACIONAL: Inscrição para entrar no programa. Veja como fazer
Segundo o texto, os repasses do salário extra ocorrem juntos as mensalidades de agosto e novembro, sendo a primeira e segunda parcela, respectivamente. Vale lembrar que o calendário é dividido em dois grupos: os que recebem um salário mínimo, e o outro, dos que ganham acima do piso nacional.
Além disso, é importante salientar que os repasses acompanham a ordem do dígito final do Número de Identificação Social (INSS). Por exemplo, no número de benefício 879.765.154-9, deve ser considerado o dígito 4, antes do traço.
Primeira parcela para quem recebe um salário mínimo:
Primeira parcela para quem recebe acima de um salário mínimo:
Segunda parcela para quem recebe um salário mínimo:
Segunda parcela para quem recebe acima de um salário mínimo: