Os pagamentos da nova antecipação do 13º salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão começar no dia 25 de abril deste ano e seguirão até o início do mês de junho. Essa será a terceira vez que o adiantamento será feito, uma vez que nos anos de 2020 e 2021, os valores foram pagos de maneira antecipada por conta da pandemia da Covid-19.
Agora, em 2022, mais uma vez a antecipação do 13º salário do INSS foi feita, mesmo com a pandemia já controlada. A expectativa é que a medida do Governo Federal beneficie em torno de 30,5 milhões de segurados do INSS. O incremento na economia será de aproximadamente R$ 56,7 bilhões.
Para quem ainda não sabe, os pagamentos do 13º salário do INSS são efetuados para os aposentados e pensionistas. Isso inclui os beneficiários de auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão.
Os segurados que recebem benefícios assistenciais (como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não possui direito ao 13º salário.
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da PRIMEIRA parcela para quem ganha mais de um salário:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha até um salário mínimo:
Calendário da SEGUNDA parcela para quem ganha acima de um salário mínimo:
Para consultar o recebimento do 13º salário do INSS , o segurado deverá acessar o extrato bancário no INSS. Para isso, basta acessar o portal ‘Meu INSS’ e, em seguida, realizar as seguintes ações: