Um levantamento realizado pelo UOL junto às secretarias estaduais de educação mostrou que apenas 11 redes de ensino públicas estaduais retomaram as atividades presenciais ou têm planos para a volta às aulas em 2020.
As aulas presenciais foram suspensas há mais de 6 meses no país, após as primeiras confirmações de casos da covid-19 nos estados. Desde então, o ensino tem estado restrito ao ambiente virtual. Assim, as escolas e universidades seguiram com as aulas de forma remota.
Apesar de haver um afrouxamento nas medidas de isolamento para a retomada da economia, são poucos os estados que já retomaram as aulas. De acordo com os dados obtidos pelo UOL entre entre os dias 6 e 9 de outubro, apenas três estados já estão com atividades presenciais para os seus alunos. São eles Amazonas, Pernambuco e São Paulo. Nesses estados, houve retorno de pelo menos parte dos alunos para as escolas das redes públicas estaduais.
A retomada tem sido planejada para outubro deste ano em oito outros estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já o Distrito Federal e os outros 15 outros estados não apresentaram planejamento para a volta às aulas em 2020 na rede pública. Quanto às escolas da rede privada, alguns estados impõem a mesma restrição, outros deixam a cargo de cada município definir se há condições para a reabertura das unidades.
Ainda de acordo com o levantamento do UOL, tanto as escolas públicas estaduais quanto as escolas da rede privada seguem fechadas em Goiás, Rondônia, Roraima, Sergipe, Acre, Bahia, Alagoas e Amapá. Além disso, não há previsão de retomada das atividades presenciais ainda em 2020 nesses estados.
Fonte: UOL.
E aí? Gostou do texto? Então deixe o seu comentário!