Esse modelo de negócio vem sendo muito vantajoso para o consumidor, o marketplace, conhecido como o shopping virtual, reúne diversas lojas, marcas e vendedores em um local só.
Através dele é possível procurar pelo melhor produto e melhor preço.
Alguns exemplos de marketplaces são: Americanas, Shoptime, Walmart, Mercado Livre e OLX.
O marketplace é um canal de baixo investimento, devido a isso, essas plataformas acabam atraindo um grande número de lojistas, aumentando assim as opções de compra para os consumidores.
Uma vez que, acabam tendo mais opções e podem escolher o melhor preço principalmente.
Porém, é preciso pesquisar antes de escolher seu marketplace, pois é necessário que ele esteja de acordo com o que você oferece e com seu público-alvo.
Cada marketplace possui um ponto forte, contudo, mesmo sendo um canal de venda com baixo investimento, antes de fazer sua escolha é preciso entender as regras e tarifas de cada um deles.
Normalmente, eles cobram uma porcentagem por venda concluída, e esse valor varia de plataforma pra plataforma, por isso, é preciso pesquisar bem antes de escolher o marketplace que irá utilizar.
Alguns itens importantes que devem ser analisados antes de escolher a plataforma é:
Primeiramente, é bom citar que a praticidade de ter uma loja virtual é imensa, sem contar que você pode atingir seu público-alvo em qualquer lugar do país a qualquer hora do dia, você pode estar dormindo e vendendo ao mesmo tempo.
Pois as vendas, não dependem de alguém 24 horas ali presente na loja virtual, porém, é preciso estar sempre atento se algum cliente está precisando de auxílio ou querendo tirar alguma dúvida.
Dentre as vantagens estão:
Sem dúvidas quanto maior o acesso de pessoas, mais chances terá de atingir o público almejado.
Eliminando assim a necessidade de investimento de tempo e dinheiro para divulgação.
Optando pelos maiores e-commerces e mais conhecidos, maior a confiança dos clientes em comprar da sua marca.
Um marketplace conhecido, abre portas entre a empresa e o consumidor, gerando assim credibilidade no mercado.
Em plataformas assim, com tantas marcas, os custos com publicidade acabam sendo reduzidos.
O lojista deverá acordar com o marketplace os valores de comissões, uma vez que ele fornece a vitrine para expor os produtos, e sucessivamente assim, sua loja recebe tráfego e visitação.
Geralmente, essas plataformas trabalham com porcentagem sobre lucros ou comissões sobre vendas.
É normal, que o empreendedor, principalmente no começo do negócio, preocupe-se com as vendas e foque seu tempo nisso.
Porém, de nada adianta vender se não tiver o produto em estoque, não é mesmo?
As vantagens de ter um controle de estoque são diversas:
Agora que já demos todas essas dicas, esperamos que sua loja virtual faça ainda mais vendas!