A busca por Marketplaces e E-commerces cresce cada dia mais, principalmente depois da crise da Covid 19.
Muitas empresas buscam o mundo digital para ampliar seus negócios e se reinventarem nas vendas.
E estão no lugar certo, segundo uma pesquisa do Ebit a busca por compras aumentou entre Março e Abril de 2020, e teve uma contribuição em torno de 45% no crescimento do faturamento, impulsionados pelo aumento de pedidos.
As vendas principais giraram em torno de 04 categorias:
Vamos dar algumas dicas de como se destacar ainda mais no seu Marketplace ou no E-commerce aproveitando esses dados.
Na internet, é preciso muito cuidado com a comunicação, inclusive muita atenção ao anunciar uma promoção, cadastrar um produto, e até mesmo na descrição do mesmo.
Tudo deve ser muito claro, objetivo e fácil do consumidor entender e não se confundir.
Pois, a sua reputação depende da sua venda, se algo dá errado, com certeza, esse cliente irá abrir uma reclamação, e não é nada positivo para uma empresa esse tipo de avaliação.
Atente-se sempre se todo produto anunciado tem a quantidade em estoque, principalmente se for algum produto em promoção. Pois não tem nada mais desagradável do que o cliente comprar um produto, e receber logo em seguida uma mensagem que não está disponível.
Percebido a falta do produto, cancele imediatamente a promoção ou anúncio do mesmo, até que tenha ele novamente em estoque.
Hoje, com a facilidade de compra pela internet, e principalmente pelo celular, o consumidor pode efetuar uma compra aonde quer que ele esteja.
Por isso é importante que sua empresa tenha um atendimento 24 horas a disposição dele, pois ele pode precisar de uma ajuda, ter uma dúvida na hora da compra, e isso pode ocorrer a qualquer hora do dia, inclusive na madrugada.
Com a variedade de lojas, e produtos, o consumidor está se tornando cada vez mais exigente, e anda mudando seus hábitos em relação a compras virtuais. As vezes por uma dúvida não atendida no momento certo, você perde uma venda.
Precificar seu produto é um detalhe que requer muito cuidado, pois ao mesmo tempo que precisa pensar no seu custo, precisa também ser justo com o cliente.
Oferecer frete grátis também é uma boa opção e os clientes adoram, porém, é preciso que isso também seja vantajoso para sua empresa.
Alguns marketplaces dividem o custo de frete com o vendedor acima de um determinado preço. Mas isso precisa ser verificado diretamente com a plataforma, pois varia muito de uma pra outra as normas internas.
Espero ter ajudado vocês a saírem na frente dos concorrentes e se tornarem autoridade no ramo do negócios de vocês!