Você está pronto para a vida de concurseiro?

Estabilidade, salários acima da média e carreira pública é o desejo de muita gente, mas como todo mundo sabe, não é nada fácil chegar ao rol dos premiados em uma vaga pública. A grande questão é: você realmente está disposto a encarar uma vida de concurseiro?

Pode parecer exagero e também, não estamos pensando em desanimar ninguém, mas existem pontos cruciais que precisam ser levados em consideração, antes de engrenar de vez, nessa aventura de concursos.

1. Foco e disciplina: no meu ponto de vista este item é fundamental para seguir adiante, você tem que ter muito foco e disciplina para ser um concurseiro de verdade. Muitas vezes, vendo de fora, não dá pra ter uma noção exata do quanto é importante estes quesitos. Mas, a pessoa que não é disciplinada, vai ter muito dificuldade em enfrentar uma rotina de estudos, principalmente se tiver que conciliar trabalho e estudo, então se você encaixa neste perfil, pense que esta é a primeira parte que você deve trabalhar, antes de qualquer outra fase.

2. Abrir mão de algumas horas de lazer e com a família: ninguém está dizendo que você vai se isolar do mundo completamente, até mesmo porque algumas horas de lazer são fundamentais para manter a sua saúde mental. No entanto, alguns sacrifícios precisam ser feito em relação às horas vagas que você tem e neste ponto, a disciplina será mais que necessário, pois todos sabem o quanto é mais fácil e prazeroso, ficar a toa na frente da televisão, por exemplo.

Confira: Técnicas de memorização para concurseiros!

3. Saber lidar com as decepções: apesar de todo o sacrifício e dedicação a aprovação pode demorar a vim a acontecer e, para grande maioria das pessoas, a frustação da derrota não é nada fácil de superar e, muitas vezes, após uma reprovação já desiste de tudo. Mas, é fundamental entender que, para uma vida de concurseiro, isso tem que se tornar uma coisa comum, ou ainda, encarar como mais uma prova reprovada, até alcançar o seu objetivo.

4. Investimento Financeiro: novamente, somente a dedicação não é suficiente, é fundamental entender que vida de concurseiro sai caro. As taxas de inscrições custam em média R$ 100,00 cada e, se você estiver com intuito de fazer provas em outras regiões, tem que lidar, ainda, com os custos de deslocamento, para cada prova feita. Além disso, para otimizar os seus estudos, é muito comum ter que comprar apostilas ou ainda, entrar nos cursinhos preparatórios. 5. O que você está disposto a deixar para trás: pode parecer um tanto quanto radical, mas a vida de concurseiro significa abandonar muitas coisas e adotar um novo estilo de vida. Assim, é importante pensar, por exemplo, se você quer realmente largar a sua atual carreira e começar do zero em uma nova? Enquanto você estuda, está disposto a diminuir seu atual padrão de vida? E se você passar em um concurso para uma vaga fora do seu estado, como vai ficar a sua família em relação a isso.

Comentários estão fechados.