Saiba como conciliar os estudos para concurso PF e PRF

Confira mais detalhes de como ter bom aproveitamento neste concurso atrativo

Para quem almeja uma carreira na área de segurança pública, o concurso PF e PRF é uma excelente opção. Porém, a preparação para esses certames exige muito estudo e dedicação.

Além disso, muitos concurseiros se questionam sobre como conciliar os estudos para ambas as seleções. Sendo assim, neste texto, você vai descobrir como organizar sua rotina e otimizar seu tempo para se preparar de maneira eficiente e alcançar sua aprovação.

Acompanhe nossas dicas e saiba como conciliar seus estudos para concurso PF e PRF. Boa leitura!

Matérias em comum do concurso PF e PRF

Tanto o concurso para a Polícia Federal, quanto o da Polícia Rodoviária Federal possuem matérias em comum. Dentre elas, a Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Informática.

Isso se faz necessário para ambos os cargos, pois, a comunicação clara e objetiva é fundamental no trabalho policial. Bem como a habilidade para solucionar problemas rapidamente e a aptidão em lidar com tecnologias modernas.

Além disso, ambos os concursos exigem que os candidatos tenham conhecimento em Direito Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal. Desse modo, essas matérias são essenciais para a atuação dos policiais em casos judiciais e também para a compreensão dos direitos e deveres de todos os cidadãos.

Outro ponto em comum é a importância dada aos Direitos Humanos que se tornou um assunto crucial em todo o mundo. E, por fim, também é preciso que os candidatos tenham conhecimento em Legislação Especial, pois a Polícia Federal e a Rodoviária Federal têm uma atuação diferenciada em relação a outras organizações.

Portanto, é fundamental que os candidatos estejam preparados para todos os desafios presentes nesses dois concursos.

Saiba como conciliar os estudos para concurso PF e PRF
Saiba como conciliar os estudos para concurso PF e PRF. Foto: Reprodução

 

 

Conheça a banca organizadora

Conhecer a banca examinadora também é crucial para quem quer se preparar adequadamente para as provas de concursos públicos. Ao conhecer o perfil das questões, a forma de cobrança e o estilo da banca, o candidato pode direcionar seus estudos e otimizar seu tempo de preparação.

No caso do concurso PF e PRF, a banca examinadora em ambos os casos será a Cebraspe, antiga Cespe. A propósito, essa é uma banca famosa por suas questões de múltipla escolha, em que o candidato deve julgar se as afirmações apresentadas na questão são verdadeiras ou falsas.

Além disso, a Cebraspe é conhecida por ser uma banca bastante criteriosa e por cobrar em seus editais uma grande quantidade de conteúdos extensos. Por isso, é importante que o candidato se prepare de forma aprofundada em todas as disciplinas que serão cobradas na prova. Assim, incluindo conhecimentos jurídicos, língua portuguesa, raciocínio lógico e atualidades.

Ou seja, conhecer a banca examinadora é um passo importante para quem pretende ser aprovado nos concursos da PF e PRF. Desse modo, a preparação deve ser intensa e focada em atender às exigências da Cebraspe. Com o devido estudo e dedicação, é possível conquistar a tão sonhada aprovação e seguir carreira nessas importantes instituições policiais.

Quais são os requisitos do concurso PF e PRF?

Para prestar o concurso PF e PRF, é necessário atender aos pré-requisitos para ingressar em ambas as carreiras. Primeiramente, é necessário ter a idade mínima de 18 anos completos na data da posse. Além disso, é preciso possuir carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior, de acordo com o cargo pretendido.

Outro requisito importante é estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, para candidatos do sexo masculino. Além de que, é necessário ter concluído o ensino superior em qualquer área de formação e possuir boa saúde física e mental.

Para se preparar para o concurso é importante estudar as disciplinas previstas no edital, como português, direito, informática, entre outras. Para tal, há a possibilidade de se preparar por meio de cursos preparatórios, apostilas e simulados.

Além disso, é importante estar em forma física para as provas de corrida e das demais etapas físicas. Por fim, é preciso manter a concentração e a motivação durante todo o processo de preparação para o concurso.

Conclusão

A concorrência em concursos para PF e PRF é grande. Aliás, é preciso ter bom preparo para ter sucesso nessas seleções. Para isso, é essencial que o estudo seja organizado e planejado de forma eficiente, com técnicas e estratégias que aumentem a produtividade e a eficácia do aprendizado.

Também, é crucial manter uma rotina de exercícios físicos e de alimentação saudável para que o corpo e a mente estejam em plena capacidade. Com as dicas e orientações corretas, é possível conciliar os estudos para concursos da PF e PRF sem abrir mão da qualidade de vida.

Coloque nossas dicas em prática, e tenha sucesso em conciliar os estudos para concurso PF e PRF!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.