Processo seletivo Temporários MAPA 2017 convoca 297 aprovados; Confira a lista

Edital foi divulgado com 300 vagas para o cargo de Médico Veterinário

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27 de novembro, a convocação de 297 aprovados no processo seletivo (Temporários MAPA 2017). Deixaram de ser convocados os candidatos aprovados dos municípios de Coxim-MS, Morro Grande-SC e Dionísio Cerqueira-SC, visto o fechamento ou paralisação do estabelecimento de abate sob serviço de inspeção federal, sendo posteriormente convocados de acordo com a conveniência e necessidade da Administração. O edital contava com 300 vagas.

Os candidatos convocados deverão, de 1º a 8 de dezembro de 2017, agendar nas Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento nos Estados, onde se localiza a vaga, a data da entrega da documentação cadastral e da realização do exame médico admissional.

Processo seletivo MAPA 2017 – Temporários – Convocação

O edital de temporários MAPA 2017 informa que os aprovados serão contratados por 12 meses, com possibilidade de prorrogação, desde que não exceda o prazo final de 24 meses. Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter nível superior em Medicina Veterinária, fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação e registro ativo nos Conselhos Regionais ou Federal de Medicina Veterinária (CRMV ou CFMV). A remuneração inicial será de R$ 6.710,58, por até 40 horas semanais. 

Do quantitativo de vagas, 20% serão reservadas aos negros. Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 10 horas do dia 14 de agosto e 23 horas e 59 minutos do dia 20 de agosto de 2017, no endereço eletrônico oficial da organizadora do certame (www.esaf.fazenda.gov.br). A taxa de inscrição custará R$ 100,00.

O Médico Veterinário terá missão de realizar a inspeção ante e post mortem em animais das diferentes espécies de açougue e de caça, que envolvem avaliação documental, do comportamento, e do aspecto do animal e dos sintomas de doenças de interesse de saúde animal e saúde pública, podendo ainda envolver exame clínico, necropsia ou outros procedimentos visando sua destinação. Compreende, ainda, a observação, palpação, incisão e olfação de carcaças e suas partes, visando sua destinação, bem como deslocamento em plataformas altas e baixas em fluxo contínuo de produção e a necessidade de comunicação entre pares em local com alto nível de ruído. Emitir a documentação correlata exclusivamente às atividades de inspeção ante e post mortem.

Provas Processo seletivo Temporários MAPA 2017

O processo seletivo MAPA Temporários 2017 contou com provas objetivas, análise de títulos e experiência profissional. A avaliação objetiva foi aplicada no dia 17 de setembro de 2017, às 14 horas, nas cidades de Belém-PA, Belo Horizonte-MG, Brasília-DF, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT, Curitiba-PR, Florianópolis-SC, Goiânia-GO, Manaus-AM, Palmas-TO, Porto Alegre-RS, Porto Velho-RO, Recife-PE, Rio Branco-AC, Salvador-BA, São Luís-MA, São Paulo-SP e Teresina-PI. Os locais de provas serão divulgados no site já citado.

A validade da seleção será de um ano, com possibilidade de prorrogação por até dois anos.

Edital MAPA Médico Veterinário 2017 – Versão Diário Oficial da União

Sobre a autorização

No dia 19 de julho, o Ministério do Planejamento autorizou a realização de processo seletivo para preencher 300 vagas de médicos veterinários, para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. Os médicos veterinários serão contratados para atuar nas atividades de inspeção ante mortem e post mortem nos turnos de abate na produção de carnes.

O prazo de duração dos contratos deverá ser de até 1 (um) ano, prorrogável desde que a prorrogação seja devidamente justificada com base na necessidade. Decorrido o período de 2 (dois) anos a partir da homologação do resultado final do processo seletivo, não mais poderão viger os contratos firmados com base na autorização.

Sobre o MAPA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor. No Brasil, o agronegócio contempla o pequeno, o médio e o grande produtor rural e reúne atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.

Assim, o Ministério da Agricultura busca integrar sob sua gestão os aspectos mercadológico, tecnológico, científico, ambiental e organizacional do setor produtivo e também dos setores de abastecimento, armazenagem e transporte de safras, além da gestão da política econômica e financeira para o agronegócio. Com a integração do desenvolvimento sustentável e da competitividade, o Mapa visa à garantia da segurança alimentar da população brasileira e a produção de excedentes para exportação, fortalecendo o setor produtivo nacional e favorecendo a inserção do Brasil no mercado internacional.

Para a consecução de seus objetivos, o Mapa conta com uma estrutura fixa de cinco secretarias, 27 superintendências estaduais e suas respectivas unidades, uma rede de seis laboratórios, além de duas vinculadas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), que abrigam cerca de 11 mil servidores espalhados por todo o Brasil.

Último Concurso MAPA

O último concurso do MAPA foi realizado em 2014. Na época, foram oferecidas 796 vagas para todos os Estados, com exceção do Rio de Janeiro. Sob organização da Consulplan, o concurso contou com vagas para fiscal federal agropecuário e atividades técnicas de fiscalização. A contratação foi sob regime estatutário, o que garantiu a estabilidade empregatícia.

Os inscritos foram avaliados por provas objetivas, discursivas e títulos, de acordo com o cargo.

Comentários estão fechados.