Histórias de sucesso: As táticas dos concurseiros aprovados

Você já está cansado de saber que vida de concurseiro não é fácil, ainda mais quando vai passando o tempo e a aprovação parece uma miragem, cada vez mais longe de se tornar realidade.

Pensando nisso, trouxemos para esse artigo com casos de pessoas reais que atingiram seus objetivos, para que sirvam de inspiração para você nesse momento difícil. São pessoas que também estavam no mesmo barco que você e com muito trabalho e dedicação e esforço, estão realizadas hoje.

Como no caso de João Renda Fernandes, que foi aprovado em 1º lugar no concurso de juiz do Trabalho no TRT 18ª região. João, diferentemente da grande maioria não se dedicou logo de cara ao concurso de magistrado, na verdade, após a sua graduação em Direito, ele começou a se dedicar aos concursos de forma geral, o que lhe rendeu algumas aprovações. Dentre essas aprovações, ele assumiu o cargo de Oficial de Justiça, no qual trabalhou por quatro anos, sendo que nos últimos dois se dedicou mais aos estudos para magistrado.

O caso de João é importante para nos mostrar que pessoas reais, que trabalham e estudam, podem chegar à aprovação de um concurso de ponta. Ele ressalta ainda, que os outros concursos serviram de base para ele alcançar o tão sonhado cargo e também, afirma que para estudar não importa somente a quantidade de horas, mas sim a dedicação e, que o segredo é se desligar do mundo e focar completamente no estudo, não importa onde esteja o fazendo.

Outro exemplo admirável é da potiguar Larissa Braz, que conseguiu a aprovação em um dos concursos mais disputados e desejados – Auditor Fiscal da Receita Federal. Larissa, que é formada em Psicologia, declara que, como a grande maioria das pessoas, entrou no universo dos concursos pelos salários acima da média que são pagos e começou focando nos tribunais, mas que não chegou a ter êxito em nenhum desses concursos.

Depois de um tempo de fracasso nessa área, ela mudou o seu foco para os órgãos federais, sempre de olho na Receita Federal. Assim, como já estudando, quando saiu o concurso para o cargo de Assistente Técnico Administrativo do Ministério da Fazenda, ela conseguiu passar e ser nomeada.

Um ponto interessante na história da Larissa, é que assim como todos nós, ela também deu uma acomodada depois disso, largando os estudos e abandonando o seu foco principal por dois anos. Quando retomou os estudos, ela ainda tentou alguns outros órgãos federais, sendo que mesmo sendo reprovada em cada um deles ela se aproximava mais da aprovação, até que em 2014 ela conseguiu ser aprovada para o tão sonhado cargo.

Mas nem tudo é um mar de rosas, ela conta que para conseguir a vaga foram necessários muitos sacrifícios e o maior deles, foi o distanciamento dos familiares, principalmente da filha, já que ela não tinha tempo para dar atenção à filha e nem ao marido, que a ajudava, inclusive, com as tarefas domésticas. Ela conta ainda, que abdicou completamente da vida social e que foram tempos de dedicação extrema, sem contatos com amigos. Larissa é um ótimo exemplo o caminho do sucesso é difícil e cheio de provações e frustações, mas que é possível.

Usamos esses exemplos, com os dois cargos mais desejados dentro de uma carreira pública, justamente para demonstrar que não é enganação tudo que é falado sobre concursos públicos e as pessoas que conseguem essas vagas são humanos com qualquer um. Assim, sempre pense que se eles podem você também pode e vai conseguir.

Comentários estão fechados.