Cadúnico: mais de 200 mil já baixaram o novo app oficial do Governo

Novo app foi lançado no final da última semana e conta com novas funcionalidades para o uso do Cadúnico neste momento

Mais de 200 mil brasileiros já baixaram a nova versão do app oficial do Cadúnico. O Governo Federal lançou a nova aplicação ainda no final da última semana. O aplicativo está disponível nas lojas de celulares com sistemas Android e também do iOs e conta com algumas novidades em suas funcionalidades.

De acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 170 mil downloads aconteceram em celulares do sistema Android, que costumam ser mais comum entre os brasileiros. Além disso, outros mais de 20 mil já baixaram a aplicação em celulares cujo sistema é o iOs. Nos dois casos, o aplicativo é completamente gratuito.

Ainda segundo o Ministério, pouco mais de 21 mil pessoas já realizaram a chamada atualização cadastral por confirmação. É uma nova funcionalidade que permite que o cidadão atualize o seu Cadúnico sem precisar sair de casa e se dirigir para um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

A opção de atualização por confirmação, no entanto, só está disponível para os casos em que o cidadão precisa apenas atualizar os dados já dispostos. Quem precisa alterar alguma informação, por menor que ela possa parecer, ainda precisa realizar o procedimento de forma presencial em um local indicado pela prefeitura da sua cidade.

“O expressivo volume de downloads em tão pouco tempo mostra como a modernização do Cadastro Único vai facilitar o acesso do cidadão aos programas sociais do Governo Federal. Hoje há mais de 80 milhões de pessoas inscritas no CadÚnico”, disse o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.

Cadúnico

De acordo com o Governo Federal, o Cadúnico é uma espécie de lista monitorada pelo poder executivo que reúne os nomes dos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Para entrar na lista, o cidadão pode usar o novo app do Cadúnico. Mas segundo o Governo, o indivíduo só pode usar a aplicação par iniciar o procedimento. A confirmação da entrada ainda precisa acontecer de forma presencial.

O Cadúnico é uma espécie de porta de entrada para uma série de programas sociais de nível federal, estadual e municipal. O Palácio do Planalto, por exemplo, usa os dados em questão para selecionar os indivíduos que participarão de projetos como Auxílio Brasil, vale-gás nacional e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Não é garantia

Vale lembrar, no entanto, que o cidadão que entra no Cadúnico não garante automaticamente uma vaga em algum programa social. Ele apenas aumenta as suas chances de seleção por um órgão do Governo.

É importante deixar claro que todo projeto possui as suas próprias regras e exigências. Dessa forma, além de estar no Cadúnico, também é preciso respeitar as outras normas dos programas sociais em questão.

No Auxílio Brasil, por exemplo, além de ter cadastro ativo no Cadúnico, também é preciso estar em situação de extrema-pobreza. Quem está em situação de pobreza, pode receber desde que more uma gestante ou ao menos um menor de 21 anos de idade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.