ENEM 2015: Veja 10 dicas para aumentar produtividade na redação!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) separou algumas dicas para a redação ENEM 2015. Números da edição 2014 foram ruins!

Sempre um grande desafio entre os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação exige atenção, calma, conhecimento sobre temas da atualidade e capacidade de expressão e argumentação. Pode parecer difícil contar com essas habilidades dentro do tempo estipulado de 5 horas e 30 minutos para a realização das provas do segundo dia do Exame. Mas, se o estudante se atentar a algumas recomendações, certamente terá um bom desempenho.

Selecionamos 10 dicas para ganhar tempo e produtividade na realização da prova de redação do Enem, agendada para 25 de outubro. Confira:

1. Fazer a redação antes de responder às questões dos demais cadernos pode ser uma estratégia de sucesso. Assim, o candidato não estará cansado mentalmente para planejar e elaborar o conteúdo solicitado.
2. Ter calma, atenção ao enunciado da prova e ao tempo de realização faz toda a diferença para uma boa redação.
3. Identificar e analisar os dados apresentados como situação-problema faz parte de uma redação mais consistente e objetiva.
4. Iniciar o texto com uma introdução ao tema, seguido por explicações e argumentos para expressar sua opinião sobre o problema apresentado, respeitando sempre os direitos humanos, também são passos que devem ser seguidos na realização da prova.
5. Ter o cuidado de manter coesão e coerência na elaboração do texto, lembrando que se está produzindo um texto dissertativo-argumentativo em prosa, é fundamental.
6. Evitar citações de intelectuais da área do tema em questão, afinal, os avaliadores vão querer saber a opinião do candidato.
7. Estar atento à pontuação, evitando confundir palavras parecidas e o uso de palavras difíceis.
8. Respeitar o mínimo de sete linhas para a elaboração do texto.
9. A solução para o problema ou a opinião do autor devem estar também na conclusão da redação.
10. Terminar a redação mostrando que apresentou um desfecho para a situação-problema, sem escrever “acabou”, “pronto” ou “fim” no final do texto.

Redação 2014 – Em números

Na edição do ano passado, apenas 250 candidatos alcançaram a nota máxima de 1.000 pontos na redação. O número de estudantes que zeraram essa prova foi de 529.373, muitos por desatenção a pequenos detalhes. Os dados foram divulgados no início do ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Conheça os motivos que os levaram a zerar a redação na edição passada.
• 6.193.565 candidatos participaram do Exame
• 280.903 de provas foram entregues em branco
• 217.339 fugiram do tema proposto para a elaboração da redação “Publicidade infantil em questão no Brasil”
• 13.039 copiaram textos motivadores de dentro da prova
• 7.824 escreveram menos de sete linhas
• 4.444 não atenderam ao tipo de texto cobrado (dissertativo-argumentativo)
• 3.362 tiraram zero por parte desconectada
• 1.508 zeraram a redação por outros motivos
• 955 feriram os direitos humanos

Comentários estão fechados.