Confira: Dicas de como se preparar para o dia da prova de seu concurso!

O dia mais esperado, depois de muita preparação e estudos, é o dia da prova do concurso. É o teste que vai definir se você vai ou não ocupar aquele cargo tão desejado. E para não desperdiçar esse dia tão precioso, nós vamos te orientar para que esse dia te proporcione a melhor realização possível do seu exame seletivo. Se você é novo no mundo dos concursos, vamos te orientar para que não se perca em ansiedades nessa data tão importante. São uma série de cuidados que vão deixar o dia menos tenso e mais proveitoso. Se prepare para coroar esse dia com sucesso.

                        Vésperas da data do concurso

            São os melhores dias para você conhecer o seu local de prova com antecedência. Indo pelo menos 2 dias antes, você consegue ter uma ideia da distância do seu local até o local de prova, o tempo que é gasto, o tráfego que se enfrenta, tarifas. E sabia que isso ajuda a amenizar a ansiedade? Quando você retornar ao local de prova no dia do concurso, não terá aquele frio da barriga de ver o prédio do exame pela primeira vez. Se possível, tente conhecer o prédio por dentro, caso você consiga acesso. Se for dirigindo, localize mais de um estacionamento ao redor do endereço onde você fará a prova, ou na menor distância possível. Isso evitará que você perca esse tempo no dia da prova, colocando em risco a sua pontualidade.

            Os dias que antecedem a data do concurso, os 3 últimos dias, são os melhores para você ler todos os resumos que fez de todos os assuntos. Isso vai deixar uma boa quantidade de informações frescas na memória. Revise os resumos, e nos casos de assuntos de matemática, refaça exercícios já feitos, certificando a si mesmo de que aprendeu o conteúdo pretendido.

            Outra coisa que se recomenda, na véspera da prova, é a sua organização pessoal. Deixe separado o seu cartão de confirmação impresso, sua identificação, dinheiro, canetas pretas. Ah, vista algo confortável para realizar a prova. Geralmente não há obrigação de vestimenta formal, portanto, é recomendado que você se vista de maneira confortável e casual. Uma bermuda, uma camiseta, pode vir a calhar, em clima tropical. E providencie o melhor sono possível, na véspera. Aliás, qualidade de sono é recomendada durante todo o seu período de preparação.

            Dia da prova

Se você foi ao local de prova antes, dificilmente chegará atrasado, e isso despreocupará você. Chegue com devida antecedência, e se possível, acompanhado de familiares ou parentes para te darem aquele abraço de cuidado e confiança. Se o trajeto até o local de prova for longo, aproveite para relaxar. Não é recomendado estudar no caminho, isso só proporcionará ansiedade e nervosismo. Não deu pra estudar tudo? Paciência. Faça o melhor com o que tiver. Ficar nervoso com um assunto que não aprendeu, vai dificultar você lembrar de todo o resto que sabe.

Separe também algumas frutas para degustar. Não compre massas, biscoitos, torresmos, salgadinhos. Massas podem enjoar, torresmos e salgadinhos possuem muito sódio e vão descontrolar sua sede. O ideal mesmo são frutas, ou barras de cereais, para amenizar a fome durante as 3, 4 ou 5 horas de prova. Para beber, evite refrigerantes e sucos industrializados. Leve água mineral, e chá gelado feito em casa. Ou, pelo menos, água mineral. Entre as frutas, sugerimos maçãs, bananas, peras e laranjas. O chá gelado preferencial é o chá-verde, que pode ser preparado com gotas de limão. Não use camomila, nem erva-cidreira, estes tendem a ser calmantes e podem te dar sono. Leve analgésicos, caso você tenha propensão a ter dores de cabeças fortes. Prefira analgésicos menos sonolentos possíveis, à base de cafeína. Não compre doces, são enjoativos.

Por fim, torcemos muito pelo seu sucesso. Que o seu despertador toque e te acorde bem desperto para que você concretize suas realizações. Não é difícil preparar-se para o grande dia da prova do concurso, mais difícil é estar preparado para a prova. Organizar o dia, valoriza todo o esforço que você já fez, e pode te premiar com o tão sonhado cargo público.

Vale lembrar, não cole. O prêmio do seu esforço vai surgir quando você provar que sabe. Seguindo essas simples recomendações, você tem tudo para ter o melhor dia possível para realizar a prova. Começar o dia bem faz parte.

Comentários estão fechados.