Confira: Concursos relativamente “fáceis” para iniciantes!

Agora vamos falar com quem ainda não prestou nenhum concurso público na vida. Esse universo é novo, e o clima de estudos é intenso, mas não significa que você vá se dar mal assim de cara. Os concursos também funcionam por níveis, e se você é totalmente por fora dos assuntos dessas provas, você tem a opção de fazer os concursos mais simples. E é falando das provas mais simples que vamos te mostrar os processos seletivos relativamente fáceis para você que deseja iniciar com o simples, em concursos de nível médio ou inferior. Temos  três ideias diretas: programas de estágio, concursos municipais e concursos nível fundamental. Depois de apresentar essas três ideias, tem um conselho legal para você, no final do artigo. Não deixe de ler até o fim.

  1. Concursos nível fundamental

Se você precisa de um emprego a todo custo, pode pleitear uma vaga de concurso municipal em nível fundamental. Essas vagas garantem o básico: um salário mínimo e um regime de 40 horas semanais. Existem diversos cargos para esse nível, sendo geralmente ligado a atividade braçal, como por exemplo: vigilante, motorista, coveiro, merendeira, auxiliar de serviços gerais, pedreiro, pintor, auxiliar de limpeza urbana. E o diferencial é que essas provas  são simples, com questões que elucidam problemas básicos: soma, adição, subtração, reconhecimento de figuras, associação de palavras e lógica. Se você saiu do ensino médio, essas provas serão moleza para você.

  1. Concursos municipais em geral

Os concursos municipais a nível médio possuem um nível de dificuldade relativamente baixo. Dependendo do cargo, os assuntos solicitados tendem a ser simples: português, matemática, e as vezes, conhecimentos de informática. Esse é super-indicado para quem se sente mais preparado para enfrentar uma concorrência razoável. Os cargos comuns a esse tipo de nível são de atendente, recepcionista, digitador. Cargos ligados a administração pública, como assistente administrativo, ou agente legislativo, costumam exigir noções de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Então, se tiver um mês ou mais pra estudar, e se tiver tempo, poderá ser a sua primeira experiência. Porque não?

NÃO PERCA: Material de Estudo para Concursos 2016

  1. Seleção de estágios

Esse é para você que ainda está no ensino médio, mas já pensa nas oportunidades de trabalhar como bolsista, em alguma das oportunidades ofertadas pelo Estado. Entre elas, estão os programas de estágio, ofertados geralmente pelo Ministério Público Federal. Em cada estado, eles criam programas para estudantes que estejam no primeiro ou segundo ano do ensino médio, para cargos ligados a rotinas administrativas. Com frequência, também ofertam vagas para estudantes de Direito. Um exemplo, é o Ministério Público Federal no estado da Bahia, que possui um site próprio para o gerenciamento das bolsas; os valores chegam a R$500,00; a avaliação é simples, a prova objetiva, que testa conhecimentos básicos em português, matemática, e as vezes, informática.  Pode ser uma boa oportunidade para começos.

Se você ainda não fez concurso, a sua preparação é a mesma de quem já fez. O fato de você não ter experiência não o torna inapto para adquirir e aprimorar os seus conhecimentos. Mas recomendamos que tenha cautela e administre os seus estudos. Se ainda está no ensino médio, por mais aplicado que você possa ser, nunca comprometa seus estudos no ensino médio para estudar para um concurso. De repente, você pode dar foco desigual aos assuntos, e o seu rendimento cai. Enquanto está no ensino médio, aproveite para aprimorar a fundo os seus conhecimentos em português, matemáticas, além das atualidades do nosso mundo globalizado. É inteligente pensar no futuro, nos empregos e nas carreiras que você pode ter. Entretanto, é mais válido você investir nos seus conhecimentos hoje. Um bom aluno, com certeza será um excelente concurseiro.

Comentários estão fechados.