UFPI abre concurso para Professor

Inscrições vão até 08 de outubro.

Durante a última terça-feira, 04 de outubro, a UFPI (Universidade Federal do Piauí) divulgou um novo edital para seu concurso. Assim, o certame contará com a oferta de 22 vagas para o cargo de professor do ensino básico, tecnológico e superior. 

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo, portanto, poderão se inscrever a partir do próximo dia 07. O período de inscrições vai até o dia 08 de novembro, ou seja, serão dois meses para que os candidatos se inscrevam.

Desse modo, os candidatos deverão encaminhar toda a documentação por meio de um arquivo PDF para o e-mail protocologeral@ufpi.edu.br. Para maiores detalhes, é muito importante que o candidato consulte o edital com atenção.

Veja também: Marechal Deodoro (AL) abre concurso com 326 vagas

Entenda melhor como será o processo, abaixo.

Quais serão as vagas?

Segundo o edital, o certame contará com 1 vaga para professor de Língua Portuguesa, que terá lotação no Colégio Técnico de Floriano.

Além disso, haverá outras 21 vagas à carreira de Magistério Superior. Dessa forma, estas oportunidades terão lotação nos campi de Teresina, Floriano e Bom Jesus e as áreas de atuação se dividem em:

  • Direito; 
  • Fitopatologia/Nematologia Agrícola; 
  • Piscicultura e Carcinicultura; 
  • Fundamentos Sócio Históricos da Realidade Brasileira; 
  • Geografia Física; 
  • Ecologia Vegetal; 
  • Física da Matéria Condensada/Instrumentação em Física; 
  • Física da Matéria Condensada; 
  • Taxonomia e Filogenia de Criptógamas; 
  • Teoria Quântica de Campos; 
  • Farmacologia; 
  • Geotecnia e Meio Ambiente; 
  • Pesquisa Operacional; 
  • Clínica de Pequenos Animais; 
  • Clínica médica de pequenos animais / bem-estar e comportamento animal; 
  • Estatística; 
  • Forragicultura e Pastagens; 
  • História; 
  • Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; 
  • Produção, reprodução e nutrição de equídeos; 
  • Morfofisiologia Veterinária.

Nesse sentido, é necessário que o candidato analise se cumpre com todas as exigências de cada área.

Então, os candidatos com aprovação e classificação serão nomeados e lotados no campus para o qual se inscreverem. Estas nomeações, portanto, ocorrerão dentro do período de validade do concurso e à medida que surgirem a necessidade de contratação dentro da instituição.

Como funciona a UFPI?

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) se trata de uma instituição federal de Ensino Superior com sede na cidade de Teresina, em Piauí. Além disso, também conta com campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus.

A Instituição de ensino é mantida pela Fundação Universidade Federal do Piauí (FUFPI), criada pela Lei nº 5.528, de 12/11/1968. Assim, se financia por meio de recursos do Governo Federal.

A UFPI teve instalação em 01 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades que já existiam no Estado. Isto é, como, por exemplo, a Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.

Veja também: DPE Paraíba divulga resultado de provas do concurso

A UFPI possui campi nas seguintes localidades:  

  • Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, Teresina.
  • Campus Universitário de Parnaíba, Parnaíba.
  • Campus Universitário Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos.
  • Campus Universitário Amilcar Ferreira Sobral, Floriano.
  • Campus Universitário Professora Cinobelina Elvas, Bom Jesus.

Assim, é possível que os candidatos do concurso se lotem em uma destas localidades.

Inscrições do PARFOR UFPI já estão abertas

O Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade Federal do Piauí (PARFOR/UFPI) já se encontra com as inscrições abertas desde a última quarta-feira, 05 de outubro.

Desse modo, o objetivo é realizar a formação de novas 18 turmas que se iniciarão a partir do próximo ano.

Assim, a oferta de vagas se destina aos cursos de Educação Física, História, Letras Libras, Letras Português, Pedagogia e Geografia. Estas áreas, então, se distribuem nas cidades de Floriano, Luzilândia, Parnaíba, Picos, Teresina e Uruçuí.

Poderão se candidatar aos cursos do PARFOR, aqueles professores que fazem parte da rede pública de educação básica que estejam no exercício da docência atuando na área relacionada ao curso escolhido.

Aqueles que desejam realizar o curso deverão se inscrever na Plataforma Capes de Educação Básica. Nesse sentido, as inscrições poderão ocorrer até às 18 horas do dia 11 de novembro.

Universidade abre processo seletivo de monitores

O Departamento de Computação (DC) do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu vagas para seleção de Monitores Remunerados e de Monitores Não Remunerados.

A publicação ocorreu por meio de Edital e se direciona aos alunos de graduação presencial devidamente matriculados no período letivo 2022.2. O processo segue as regras do Programa de Monitoria, de acordo com a Resolução N° 76/2015–CEPEX, de 9/9/2015 e seguindo o disposto presente no Edital N° 13/2022-CAAC/PREG/UFPI, de 12 de setembro de 2022.

Veja também: Prefeitura libera edital de Concurso BA com quase 600 vagas

Desse modo, o objetivo é de promover o desenvolvimento de atividades acadêmicas de incentivo à docência em diversas disciplinas do período letivo.

UFPI também iniciou Curso de Especialização

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) se encontra com as inscrições abertas para o Curso de Especialização em Logística e Distribuição. Nesse sentido, a instituição de ensino conta com a oferta de 40 vagas.

De acordo com a UFPI, então, as inscrições se encontram abertas até o próximo dia 31 de outubro. Portanto, o candidato poderá realizá-la por formulário eletrônico disponível no site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O início das aulas do curso será no mês de novembro deste ano de 2022. Assim, serão 12 meses e máxima de 18 meses a fim de proporcionar um conhecimento sobre o gerenciamento de mercadorias, desde quando saem das fábricas e chegam aos clientes finais.

Além disso, esta edição do curso irá contar com mais disciplinas práticas e para o mercado internacional. Isto é, o que irá proporcionar conhecimento para que os estudantes possam também atuar fora do país.

Segundo o coordenador do Curso em Logística e Distribuição, professor Geordy Pereira, por ser um curso de especialização, será necessário que os candidatos já possuam algum curso de graduação ou estejam próximos a concluí-lo.

“Após concluir a nossa especialização o estudante vai ter um amplo conhecimento na área da logística. Propagar mais conhecimento para as pessoas e prepará-las para o ingresso no mercado de trabalho são nossos pilares fundamentais”, pontuou o professor.

O curso contará com uma carga horária total de 465 horas/aula. Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato por meio do número (86) 99981- 4730.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.