Concurso Marinha Mercante 2016 – Oficiais! Inscrições abertas!

A Marinha Mercante divulgou no Diário Oficial da União do dia 20 de maio, o edital de processo seletivo (Concurso Marinha Mercante 2016 – Oficiais) para preencher 230 vagas para ingresso na Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM). O documento publicado informa que serão 140 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e 90 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém-PA.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deverá ter o nível médio até dia 30 de janeiro de 2017 e que tenham idade entre 17 e 23 anos na data de 01 de janeiro de 2017.

Inscrição Concurso Marinha Mercante 2016 – Oficiais

As inscrições no concurso Marinha Mercante 2016 – Oficiais serão realizadas no período compreendido entre 01 e 30 de junho de 2016, no endereço eletrônico da organizadora: www.ciaga.mar.mil.br. A taxa de inscrição custará R$ 55,00.

Provas

Os inscritos no Concurso Marinha Mercante 2016 – Oficiais serão avaliados por exame de conhecimentos, reunião de instruções, seleção psicofísica e teste de suficiência física. As provas objetivas serão aplicadas nos dias 03 e 04 de setembro de 2016, em locais que serão divulgados a partir do dia 28 de agosto no site já citado.

Já os gabaritos preliminares podem ser consultados no dia 05 de setembro. Os definitivos serão publicados em 21 de setembro.

O que é Marinha Mercante?

A marinha mercante é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e outros recursos dedicados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. A marinha mercante constitui o ramo civil da marinha. Em alguns países, no entanto, a marinha mercante está organizada de modo a transformar-se numa força auxiliar da marinha de guerra, em caso de situação de guerra ou de exceção.

A marinha mercante, normalmente é subdividida em três ramos:

  1. Marinha de comércio – dedicada, essencialmente, às atividades econômicas de transporte de passageiros e de carga, através do mar, de rios, de lagos e de canais;
  2. Marinha de pesca – dedicada à atividade da pesca;
  3. Marinha de recreio – dedicada ao desporto náutico e às outras atividades recreativas.

Comentários estão fechados.