Concurso CEMIG 2017/2018 para nível médio com 47 vagas tem gabarito final e resultado preliminar divulgados!

Edital foi divulgado sob responsabilidade da FUMARC

A Companhia Energética de Minas Gerais divulgou o gabarito final e resultado preliminar do concurso público (Concurso CEMIG 2017) que tem objetivo de preencher 47 vagas efetivas e formar cadastro reserva em cargos com requisito de nível médio. De acordo com o documento publicado, as vagas na modalidade cadastro reserva serão preenchidas durante a validade do certame, a critério da necessidade e orçamento da Companhia.

A Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) tem a responsabilidade do certame. De acordo com o edital de concurso CEMIG 2017, as vagas são destinadas aos cargos de Eletricista de Linhas e Redes Aéreas I (25 vagas), Eletricista de Linhas de Transmissão I (5 vagas), Eletricista de Redes Subterrâneas de Distribuição I (4 vagas), Eletricista de Montagem Elétrica de Linhas I (11 vagas), Mantenedor Eletroeletrônico da Geração I (1 vaga) e Mantenedor Mecânico da Geração I (1 vaga).

Requisitos e salários dos cargos do Concurso CEMIG 2017/2018

Para concorrer a uma das vagas será necessário o nível médio completo e altura mínima de 1,60m. Além disso, para o cargo de Eletricista de Montagem Elétrica de Linhas, Mantenedor Eletroeletrônico da Geração e Mantenedor Mecânico da Geração será exigido a Carteira Nacional de Habilitação mínima “B”. O salário será de R$1.900,00 para todos os cargos. Os benefícios atuais são: a) Plano de saúde e plano odontológico, em regime de coparticipação, nos termos da legislação pertinente e no acordo coletivo vigente; b) Previdência privada, em regime de coparticipação, nos termos da legislação pertinente e no acordo coletivo vigente; c) Seguro de vida em grupo, em regime de coparticipação, nos termos da legislação pertinente e no acordo coletivo vigente; d) Vale-alimentação ou Vale-refeição, em regime de coparticipação, nos termos da legislação pertinente e no acordo coletivo vigente.

A jornada de trabalho é de 40 (quarenta) horas semanais, mantido o sábado como dia útil remunerado para todos os efeitos, sendo algumas funções sujeitas ao regime de escala de revezamento.  O local de trabalho será de acordo com a opção do candidato pela região de trabalho escolhida no ato da inscrição. No entanto, na forma do parágrafo 1º, do Artigo 469, da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, a critério exclusivo da Empresa poderá o empregado ser transferido do seu local de trabalho para atender real necessidade de serviço, sem obrigatoriedade de modificação salarial, de qualquer natureza.

Sobre os cargos do Concurso CEMIG 2017/2018

O cargo de Eletricista de Linhas e Redes Aéreas I atuará no Centro de Belo Horizonte, Leste, Mantiqueira, Norte, Oeste, Sul e Triângulo. O cargo deverá Realizar, sob supervisão, atividades de operação, manutenção e inspeção de linhas e redes de distribuição, subestações em tensões até 161 KV e unidades consumidoras, com circuitos energizados e desenergizados e atendimento a consumidores, visando garantir a qualidade do fornecimento de energia elétrica e transmissão de dados.

Já o Eletricista de Linhas de Transmissão I atuará no Centro de Belo Horizonte, Leste, Mantiqueira, Norte e Triângulo. O cargo é responsável pela execução, sob supervisão, de inspeções e manutenções nas linhas de transmissão de extra-alta tensão da área de concessão da CEMIG, visando maximizar a sua disponibilidade operativa.

A função de Eletricista de Redes Subterrâneas de Distribuição I será exercida no Centro de Belo Horizonte, Mantiqueira, Norte e Triângulo. O cargo deverá Executar, sob supervisão profissional, as atividades de construção, operação, manutenção e inspeção de linhas e redes subterrâneas energizadas e desenergizadas e das redes de acesso e multiserviços subterrâneos, visando garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica.

O cargo de Eletricista de Montagem Elétrica de Linhas I atuará apenas no Centro de Belo Horizonte. A função será executar, sob supervisão, atividades de montagens elétrica de linhas da Distribuição, considerando as programações recebidas para serviços em construção, manutenções preventivas e de emergências em linhas, visando o bom atendimento aos clientes e restabelecimento do sistema com a segurança requerida.

Já o cargo de Mantenedor Eletroeletrônico da Geração I será exercido apenas em Mantiqueira. A função será acompanhar e ou auxiliar, sob orientação, a partir de planos e procedimentos, as atividades de manutenção eletroeletrônica em ativos de geração, visando maximizar a sua disponibilidade e confiabilidade, observando os critérios técnicos, de saúde e segurança, socioambientais e respeitando os princípios éticos da empresa e da sociedade, podendo executar atividades de menor complexidade. Acompanhar e ou auxiliar, sob orientação, a operação local de ativos de geração e apoiar o Centro de Operação nas usinas telecontroladas consonante com os procedimentos do Operador Nacional do Sistema ou de seus prepostos, intermediados pelos órgãos de planejamento elétrico e hidroenergético da Cemig, garantindo o fornecimento ininterrupto de energia elétrica das usinas para o sistema elétrico interligado, observando os aspectos de segurança física de pessoas, equipamentos e meio ambiente, podendo executar atividades de menor complexidade.

Por fim, a função de Mantenedor Mecânico da Geração I atuará apenas no Triângulo. As atribuições são de acompanhar e ou auxiliar, sob orientação, a partir de planos e procedimentos, as atividades de manutenção mecânica em ativos de geração, visando maximizar a sua disponibilidade e confiabilidade, observando os critérios técnicos, de saúde e segurança, socioambientais e respeitando os princípios éticos da empresa e da sociedade, podendo executar atividades de menor complexidade. Acompanhar e ou auxiliar, sob orientação, a operação local de ativos de geração e apoiar o Centro de Operação nas usinas telecontroladas consonante com os procedimentos do Operador Nacional do Sistema ou de seus prepostos, intermediados pelos órgãos de planejamento elétrico e hidroenergético da Cemig, garantindo o fornecimento ininterrupto de energia elétrica das usinas para o sistema elétrico interligado, observando os aspectos de segurança física de pessoas, equipamentos e meio ambiente, podendo executar atividades de menor complexidade.

Inscrição Concurso CEMIG 2017/2018

Os interessados em concorrer a uma das vagas puderam se inscrever entre 04 de dezembro e 11 de janeiro de 2018, no endereço eletrônico oficial da organizadora do concurso (http://www.fumarc.com.br/). A taxa de inscrição custou R$ 38,00.

Provas Concurso CEMIG 2017/2018

O concurso contou com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões elaboradas pelo sistema de múltipla escolha. A avaliação abordou questões de Raciocínio Lógico (10), Interpretação de Texto/Português (14) e Conhecimentos Específicos (26).

As avaliações foram aplicadas no dia 25 de fevereiro de 2018, nas cidades de Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha. A validade do concurso será de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Edital Concurso CEMIG 2017/2018

Comentários estão fechados.