Concurso Bombeiros PI convoca para os exames de saúde! Confira a lista!

Provas foram aplicadas no domingo, 19 de novembro

Saiu a convocação dos aprovados para o exame de saúde do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (Resultado Concurso Bombeiros PI). O edital foi divulgado com 110 vagas, sendo 100 para o sexo masculino e 10 para o feminino. As oportunidades são para o Curso de Formação de Soldados.

O Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)  os candidatos abaixo relacionados a comparecerem ao Hospital da Polícia Militar – HPM, localizado na Av. Higino Cunha, S/N – Bairro Ilhotas em Teresina – PI, no dia 08 de janeiro, no horário das 08 às 12h, munidos de documento de identificação, informado no ato da inscrição e exames, conforme subitem 5.4 do Edital Nº 01/2014 – Retificado, para a realização da 2ª Etapa – Exame de Saúde. Confira a lista dos aprovados aqui.

Este concurso dos Bombeiros/PI é o primeiro após o último certame anulado. Quando foi anunciado, o major Veloso lamentou o concurso anulado no começo deste ano [2017]. “Infelizmente, nós tivemos uma situação desagradável que foi a constatação da fraude. Pessoas fizeram o concurso, fraudaram, chegaram a fazer o curso junto ao Corpo de Bombeiros. Entretanto, eles entraram de maneira viciada e o Corpo de Bombeiros não poderia permitir isso”, frisou Veloso.

Ainda de acordo com o major, há um fluxo natural de entrada e saída de profissionais dos Bombeiros do Piauí, muito decorrente de aposentadorias. “O concurso anulado inclusive está gerando transtorno e prejuízo extremo ao Corpo de Bombeiros porque há um fluxo, as pessoa se aposentam, eu tenho uma saída natural e eu preciso ter uma entrada, que foi interrompida. Apesar de aproveitar alguns candidatos, será aberto novas inscrições quem quiser participar poderá fazer o concurso. Vai ser um recomeço. Isso para soldado”, disse o major, que ainda falou de 10 oficiais e 02 engenheiros que estão com o curso de formação em andamento e que deverão reforçar o quadro da corporação ainda em 2017.

O secretário de administração, Franzé Silva, afirmou que o certame divulgado anteriormente foi cancelado devido à constatação da fraude detectada no inquérito policial instaurado pelo Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), por meio da Operação Vigiles. “No mesmo certame foram ofertadas vagas para oficiais, mas não houve indícios de fraudes, então, permanecem válidas. Já o parecer do Greco comprovou que um grupo de candidatos para as vagas de soldados estava envolvido em atos ilícitos relacionados ao concurso”, disse.

Os candidatos classificados chegaram a fazer a primeira etapa da formação do curso. “Mas não tínhamos como dar continuidade no processo até a contratação, sendo que havia uma investigação a respeito de fraude. Eles já estavam fazendo treinamento, mas teve que ser suspenso”, frisou.

Prepare-se: Apostila Concurso Bombeiros PI 2017 – Atualizada

O Concurso Bombeiros PI 2017

De acordo com o secretário, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos foi autorizado a elaborar um novo edital de concurso Bombeiros/PI 2017 para 110 vagas. “Quem se inscreveu no concurso passado poderá participar novamente sem pagar a inscrição, ou quem não tiver mais interesse em fazer, poderá entrar com o pedido de restituição do valor cobrado quando se inscreveu no certame anterior”, concluiu.

Inscrição Concurso Bombeiros PI 2017

Os interessados em concorrer a uma das vagas no concurso Bombeiros/PI 2017 puderam se inscrever até as 13 horas do dia 06 de outubro de 2017, no site oficial da organizadora ( http://nucepe.uespi.br). A taxa de inscrição custou R$70,00.

Requisitos e atribuições de Soldado do Concurso Bombeiros PI 2017

Para ingresso no Curso de Formação de Soldados de Bombeiros do Piauí, o candidato deverá ter o nível médio completo.  A remuneração inicial, para o cargo de Soldado (BM) é de R$ 3.100,00 (três mil e cem reais), conforme Lei nº 6.173, de 02/02/2012.

O cargo deverá realizar a prevenção e extinção de incêndio; busca e salvamento; socorro de emergência; proteção balneária por guarda-vidas; prevenção de acidentes na orla marítima e fluvial; proteção e prevenção contra incêndio florestal; atividades de defesa civil; proteção contra danos materiais e humanos, eliminando seus riscos e protegendo os bens que se encontram no local do sinistro, mantendo em condições de utilização os equipamentos de combate ao fogo; resgate de vítimas de inundações, desabamentos e outros acidentes, empregando equipamentos especiais, conforme o caso, para livrá-las de situações perigosas ou de morte. Executar serviços de condutor e operador de viaturas administrativas e de emergências, serviços de limpeza e manutenção das dependências do CBMEPI, asseio e manutenção de viaturas, materiais, equipamentos etc. Poderá desempenhar as funções inerentes às atividades administrativas internas do CBMEPI, tais como: auxiliar de serviços gerais (limpeza das dependências dos quartéis); auxiliar de tesouraria e finanças; entre outros.

Etapas do Concurso Bombeiros PI 2017

O concurso de Soldado Bombeiros PI 2017 contará com as seguintes etapas:

a) 1ª Etapa – de caráter classificatório e habilitatório, consistirá de Exame de Conhecimento – Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa, que será aplicado de forma coletiva, conforme critérios estabelecidos no edital;

b) 2ª Etapa, de caráter habilitatório, constará de Exame de Saúde (médico e odontológico), conforme critérios estabelecidos no edital;

c) 3ª Etapa, de caráter habilitatório, compreenderá o Teste de Aptidão Física e constará de exames atléticos inerentes ao cargo, conforme previsto no edital;

d) 4ª Etapa, de caráter habilitatório, consistirá na aplicação de Exame Psicológico, para o qual serão adotados critérios científicos e objetivos, sendo vedada a realização de entrevistas, conforme critérios estabelecidos no edital; e

e) 5ª Etapa, de caráter habilitatório, consistirá na Investigação Social com a finalidade de averiguar atos da vida pregressa, bem como da vida atual do candidato, conforme critérios estabelecidos no edital.

O Curso de Formação de Soldados (CFSd BM) poderá ocorrer em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividade escolares extraclasse (internas e externas), após as 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, atreladas a sua formação durante o período de duração do curso, conforme Regimento Interno do órgão de formação e demais normas do Curso de Formação de Soldados BM.

Provas do Concurso Bombeiros PI 2017

A primeira etapa do concurso de Bombeiros/PI 2017, provas escritas objetivas e dissertativa, realizadas no dia 19 de novembro de 2017, turno da manhã, das 08h30 às 13h30, em Teresina (PI).

A Prova Escrita Objetiva será do tipo múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas, e uma única resposta correta, contendo 60 (sessenta) questões, totalizando 60 (sessenta) pontos e uma Prova Dissertativa argumentativa, onde o candidato demonstre o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, apresente, defenda e desenvolva um ponto de vista em relação ao tema proposto, demonstre domínio dos mecanismos linguístico que assegure o encadeamento das ideias e apresente uma conclusão adequada à argumentação defendida, totalizando 20 (vinte) pontos.

A validade do concurso será de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período, a critério da Secretaria de Administração do Estado do Piauí.

Provas objetivas

A prova contou com questões de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, contendo questões das seguintes disciplinas:

Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa (12), Matemática (10), Química (06), Física (06) e Noções de Informática (06);

Conhecimentos Específicos: Legislação Institucional (10) e Noções de Direito (10).

Edital Concurso Bombeiros PI 2017

Concurso CBMEPI 2017 - SOLDADO BM
 Apostila Concurso Bombeiros PI 2017 – Soldado – Atualizada

Sobre o Teste de Aptidão Física do Concurso Bombeiros PI 2017

O Teste de Aptidão Física, de caráter habilitatório (APTO OU INAPTO), consistirá de cinco testes de aptidão física obrigatórios e na ordem de sequencia estipulada pela Comissão designada pelo NUCEPE/UESPI, composta por profissionais com habilitação em Educação Física, exclusivamente em Teresina – PI, em horário e local determinados quando da Convocação dos candidatos, através dos exercícios constantes do Anexo V, deste Edital.

1. FLEXÃO E EXTENSÃO NA BARRA FIXA (gênero masculino)

Posição inicial: o candidato posiciona-se sob a barra, ao comando de “em posição”, este empunhará a barra com as palmas das mãos voltadas para fora (empunhadura em pronação), com abertura das mãos correspondente à distância biacromial – largura dos ombros, mantendo os braços completamente estendidos, com o corpo na posição vertical, pernas estendidas ou flexionadas, desde que não tenha contato dos pés com o solo.

Execução: Após o comando de “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até ultrapassar COMPLETAMENTE com o queixo a parte superior da barra. Em seguida, voltará à posição inicial pela extensão completa dos braços. Os cotovelos deverão estar em extensão total para o início da flexão.

Regras: Não é permitido ao candidato movimentar o quadril ou pernas como formas de auxiliar na execução da prova. Também NÃO SERÁ permitido o candidato realizar extensão e ou hiperextensão da coluna cervical com o objetivo de ultrapassar o queixo da parte superior da barra. Caso isto ocorra o candidato será considerado INAPTO e será eliminado do concurso e NÃO prosseguirá com os demais testes. É permitido repouso entre um movimento e outro, contudo o candidato NÃO poderá tocar os pés no chão nem nos apoios laterais da barra. O movimento deverá ser repetido tantas vezes quanto possível, sem limite de tempo. Somente será contado o número de movimentos completados corretamente. O candidato somente terá direito a 01 (uma) tentativa para a execução do exercício.Para ser considerado APTO, o candidato deverá realizar, no mínimo, 03 (três) repetições completas.

2. FLEXÃO E EXTENSÃO NA BARRA FIXA (gênero feminino)

Posição inicial: a candidata posiciona-se sob a barra, ao comando “em posição”, a candidata deverá dependurar-se na barra com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da barra, sem nela apoiar-se, podendo fazer uso de suporte ou plataforma para atingir essa posição.

Execução: Depois de tomada a posição inicial pela candidata, ao comando “iniciar”, estando ela pendurada somente pelas mãos, o avaliador da prova iniciará imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição descrita no item anterior. O avaliador irá cessar a contagem do tempo no instante em que a candidata descontinuar a sustentação na posição descrita no item 2.1 (deixar que o queixo atinja posição abaixo da parte superior da barra, ou apoiar o queixo na barra) ou atingir o tempo máximo de 15 segundos.

Regras: Não será permitido à candidata, quando da realização do teste de em barra fixa: a) Tocar com o(s) pé(s) o solo ou qualquer parte de sustentação da barra após o início da cronometragem, sendo permitida a flexão de joelhos para evitar o toque no solo; b) Após a tomada da posição inicial, receber qualquer tipo de ajuda física; c) Utilizar luva(s) ou qualquer outro artifício para proteção das mãos; d) apoiar o queixo na barra. O teste será interrompido caso ocorra quaisquer das proibições do subitem 2.4 alíneas a), b), c) ou d). Caso isto ocorra a candidata será considerada INAPTA e será eliminada do concurso e NÃO prosseguirá com os demais testes.  A candidata somente terá direito a 01 (uma) tentativa para a execução do exercício.

3. TESTE ABDOMINAL (TIPO REMADOR) (ambos os gêneros)

Posição inicial: Ao comando de “EM POSIÇÃO”, o(a) candidato(a) deverá assumir a posição deitada em decúbito dorsal (de costas), com as pernas unidas e estendidas e braços com cotovelos estendidos acima da cabeça, tocando no solo.

Execução: Ao comando de “COMEÇAR”, o(a) candidato(a) deverá realizar a flexão do tronco sobre a pelve, simultaneamente com flexão de pernas, lançando os braços à frente, de modo que a planta dos pés se apoie totalmente no solo, e a linha dos cotovelos, no mínimo, coincida com a linha dos joelhos. Em seguida, o(a) candidato(a) avaliado(a) voltará à posição inicial, completando dessa forma uma repetição.

Regras: Poderá haver uma pequena pausa entre os movimentos para ajuste na posição, no entanto, não será permitido descanso entre as execuções. Não serão computadas as seguintes tentativas: a) quando a linha dos cotovelos ficar aquém da linha dos joelhos; b) quando, ao reassumir a posição deitada, o(a) candidato(a) não mantiver pleno contato do tronco com o solo. Será considerado apto, o candidato do gênero masculino que realizar, no mínimo, 30 (trinta) repetições em 60 segundos e, do gênero feminino, no mínimo, 25 (vinte e cinco) repetições em 60 segundos. O(A) candidato(a) que for considerado(a) INAPTO(A) e será eliminado do concurso e NÃO prosseguirá com os demais testes. Os candidatos somente terão direito a 01 (uma) tentativa para a execução do exercício.

4. TESTE DE CORRIDA DE 12 MINUTOS (Resistência de longa duração – ambos os gêneros)

A metodologia para a preparação e execução do teste de corrida de 12 (doze) minutos, para os candidatos de ambos os gêneros, será a seguinte: O candidato deverá no tempo de 12 (doze) minutos, percorrer a maior distância possível. O candidato poderá durante os 12 (doze) minutos se deslocar em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir. O início e o término do teste serão indicados ao comando da banca examinadora, emitido por sinal sonoro. Após o final do teste, o candidato deverá permanecer parado ou se deslocando em sentido perpendicular à pista, sem abandoná-la, até ser liberado pela banca.

Cada candidato terá apenas uma tentativa para realizar o teste. 4.6. A distância mínima exigida a ser percorrida em 12 (doze) minutos para candidatos do gênero masculino é de 2.400m (dois mil e duzentos metros) e de 1.800m (um mil e oitocentos metros) para as candidatas do gênero feminino.

Regras: NÃO SERÁ PERMITIDO AO CANDIDATO: a) Uma vez iniciado o teste, abandonar a pista antes de ser liberado pela banca examinadora; b) Deslocar-se, no sentido progressivo ou regressivo da marcação da pista, após finalizados os 12 (doze) minutos, sem ter sido liberado pela banca; c) Dar ou receber qualquer tipo de ajuda física. O teste de corrida de 12 (doze) minutos deverá ser aplicado em uma pista com condições adequadas, apropriada para corrida e com marcação escalonada a cada 10 (dez) metros. O piso da pista de corrida de 12 (doze) minutos poderá ser asfáltico, de concreto, sintético, de carvão, de cascalho, de saibro, de brita, dentre outros tipos de materiais existentes. O(a) candidato(a) que for considerado(a) INAPTO(A) e será eliminado do concurso e NÂO prosseguirá com os demais testes. Os candidatos somente terão direito a 01 (uma) tentativa para a execução do exercício

5. NATAÇÃO (Para candidatos de ambos os sexos)

Esta prova consiste em nado Crawl e será realizada em piscina. O candidato não poderá, durante a realização da prova, apoiar-se nas bordas da piscina, em suas raias nem tocar os pés no fundo da mesma, a qualquer pretexto. Execução: Postar-se na plataforma ou na borda da piscina, em posição adequada, conforme determinação do avaliador, após o sinal de autorização, o candidato deverá executar a prova de natação atendendo as condições abaixo discriminadas: a) para candidatos do sexo masculino percorrer 50 (cinquenta) metros em um tempo máximo de 50”(cinquenta segundos); para candidatos do sexo feminino percorrer 50 (cinquenta) metros em um tempo máximo de 55”(cinquenta e cinco segundos).

6. AFERIÇÃO DA ESTATURA MÍNIMA

Os candidatos deverão comprovar a estatura mínima 1,60 (um metro e sessenta centímetros), para homens, e 1,55 (um metro e cinquenta e cinco centímetros), para mulheres, conforme item II, Art. 11 – A da Lei Complementar nº 035, de 06.11.2003. 6.2. Para a comprovação da estatura mínima exigida no subitem 6.1, deste Edital, o candidato não poderá estar utilizando nenhum tipo de equipamento (calçados, meias e outros).

Comentários estão fechados.