Como conciliar o trabalho com os estudos? Confira!

Conciliar o trabalho com o estudo para concurso público pode ser algo difícil; pode exigir muita dedicação e esforço, mas, sem dúvida alguma, não é algo impossível. Para conseguir balancear as duas atividades igualmente importantes, é preciso, antes de tudo, ter a plena convicção de seus objetivos com o concurso público escolhido. É preciso ter consciência de que é essa prova que você deseja prestar, e é no ramo escolhido que você deseja crescer, não apenas pelo possível salário, mas também pela identificação com as tarefas que serão realizadas pelo profissional aprovado na prova.

Depois de estabelecer devidamente essa meta, você conseguirá manter sua força de vontade por mais tempo para estudar. Afinal, é muito mais fácil buscar algo que te agrade do que algo que parece simplesmente bom por alguma razão superficial, não é mesmo? Sendo assim, veja algumas dicas que separamos que podem fazer a diferença na hora de planejar seus estudos para um concurso público depois de chegar em casa cansado devido ao longo dia de trabalho!

  1. Estabeleça um tempo de estudo:

Uma das dificuldades encontradas por quem trabalha o dia todo e precisa se dedicar aos estudos durante a noite é manter o foco. Para essas pessoas, fica a dica: é importante estabelecer um tempo fixo para o prosseguimento de suas lições. Ao estabelecer um horário devido, fica muito mais fácil de manter a disciplina.

Confira: Como estudar para concursos públicos antes de sair seu edital? Confira!

Antes de determinar os horários dos estudos, o mais importante é ter noção de quanto tempo você disponibilizará. Não se desespere ao notar que só pode estudar durante três ou quatro horas por dia e nem procure estudar mais de seis horas estendendo seu horário durante a madrugada. Tenha plena convicção das horas que você realmente dispõe e saiba efetivar o pouco tempo de estudos que tem.

  1. Faça um plano de estudos:

Depois de estabelecer o tempo e horários disponíveis para estudos (o ideal é que esse tempo seja de três a quatro horas) distribua esse tempo segundo as disciplinas cobradas pelo edital do concurso público. Designe mais tempo e dias de estudo às disciplinas que apresentam maior peso e/ou maior número de questões. Da mesma forma, separe um tempo de intervalo para lanchar ou jantar e descansar um pouco, mas sempre leve em conta que é preciso respeitar até mesmo o horário do intervalo. Por isso, não passe de 15 ou 20 minutos descansando!

Distribua as disciplinas no seu plano de estudos ao longo da semana e não estude mais do que duas no mesmo dia. Ao conciliar duas matérias diárias, busque enquadrar áreas opostas, para evitar o desgaste em menor tempo. Dentro dessa divisão, determine, no início da semana, quais matérias e exercícios serão resolvidos dentro de cada disciplina, e se esforce para cumprir todo esse plano de estudos.

Veja também: Benefícios do Ômega 3 podem ajudar concurseiros na jornada de estudos! Confira!

  1. Saiba a hora de parar de estudar:

Talvez o mais importante na conciliação entre trabalho e estudo para concurso público seja saber a hora certa de parar de estudar e apenas descansar. Com uma rotina bem estabelecida e seguida, é comum que seu organismo sinta-se fadigado no final do dia e durante os finais de semana. Sendo assim, mesmo que seja difícil, é de suma importância manter o sono regular e de qualidade, que dure cerca de 8 horas. Reserve um tempo menor de estudos aos Sábados e acorde mais tarde nos fins de semanas, se puder.

Ademais, procure se divertir e descontrair com família ou amigos. Faça atividades que o divirtam e ajudem a recuperar suas energias. Mantenha, também, sua alimentação balanceada e repleta de nutrientes que assegurem sua saúde e energia ao longo da semana.

Esperamos que nossas dicas tenham sido bem proveitosas e possam auxiliá-lo a conciliar seu trabalho com o estudo para concurso público. Acima de tudo, mantenha sempre o foco, a determinação e a força de vontade. Tudo isso lhe ajudará a se sair bem durante a prova!

Comentários estão fechados.