7 Dicas para Aprovação em Concursos Públicos

Você é daqueles que há muito vem se submetendo às provas dos mais variados concursos públicos e nunca consegue passar em um? Está no grupo daqueles que vivem “acertando na trave, mas nunca conseguem fazer o gol”? Pois saiba que tenho algumas informações importantes para lhe passar. Nesse artigo vou lhe dar 7 dicas para ser aprovado em um concurso público! Confira!

1 – Determine com clareza em qual área quer trabalhar

Esse passo é importante porque “atirar para todos os lados” não é aconselhável. Você precisa descobrir qual a sua área de afinidade e investir nela todas as suas forças. Os testes vocacionais são excelentes para isso! Basta unicamente seguir à risca o que for determinado e estar sempre atento aos concursos abertos para a área que você pretende atuar. Dessa maneira, aquilo que você estudou para um concurso sempre servirá de base para o próximo.

Veja também: Quais alimentos consumir para melhorar a memória antes da prova de concurso? Confira!

2 – Organize horários de estudo

Os horários de estudo devem ser bem determinados no seu dia a dia. Monte um horário de estudos de acordo com as disciplinas a serem cobradas na prova e dedique-se a ele. Apenas tenha o cuidado de se conceder ao menos 15 minutos de descanso após cada hora de estudo. Isso é o que vai garantir que você alcance a melhor performance e abstraia tudo o que de fato pode colher dos estudos.

3 – Se programe em função do seu concurso

Não tente adequar o concurso à sua rotina, mas faça o máximo para adequar a sua rotina ao concurso. A menos quando se tratar de algo imprescindível, de que dependa sua vida e subsistência, não abra mão dos estudos por qualquer outra atividade. Você só vai ser bem sucedido se tiver o cuidado de agir assim. Caso o contrário, pode ser que passe uma vida tentando e nunca consiga, devido à falta de disciplina.

4 – Se dedique ao estudo de provas anteriores

Quando você busca as provas anteriores do concurso para o qual pretende concorrer, inevitavelmente está criando em torno de si uma atmosfera extremamente favorável ao seu aprendizado. Isso porque quando você se dispõe a buscar o conhecimento daquilo que foi cobrado (a termo de conteúdo) na prova anterior, já pode de antemão ter idéia do que será exigido na prova futura, porque isso é algo que naturalmente não muda muito quando consideramos o mesmo cargo na mesma companhia.

5 – Não se considere “o melhor”

Atenção para isso: você não pode e nem deve se considerar o melhor porque isso é prejudicial para a concorrência em que está entrando. Você pode se considerar bom em determinado assunto e se achar competitivo, mas precisa também considerar que assim como você existem muitos outros por aí. Alguns que podem ser iguais ou até mesmo melhores que você! Portanto, muito cuidado e não se sinta imbatível. Estude como se nada soubesse e certamente você vai conseguir melhor desempenho.

6 – Não acredite em boatos

Sempre que é lançado o edital de um novo concurso, há muitos boatos que começam a proliferar (especialmente se esse é um concurso muito concorrido e que oferece bons salários). Daí surgem as histórias de que alguém já comprou as vagas, que tem gente que tem acesso ao gabarito e muitas outras coisas que tendem a desmotivas os candidatos. Não se deixe abater. Estude com afinco e determinação e não dê bola pra essas histórias. Se você estudar para gabaritar a prova, mesmo que existam vagas vendidas por meio da corrupção, dificilmente você vai ficar de fora. Estude sempre!

7 – Tenha paciência consigo mesmo

Um dos maiores erros que todos os concurseiros cometem é serem impacientes consigo mesmos e não se darem tempo para aprender aquilo que estão estudando. Essas pessoas naturalmente criam bloqueios porque não acreditam em sua própria capacidade de assimilação.

Não faça isso com você. Trabalhe seu psicológico para ser capaz de motivá-lo ao estudo. Estude com afinco e responsabilidade e acredite no seu potencial. Tenha certeza de que vai dar tudo certo!

Comentários estão fechados.